Logo-Guia-Ilha-do-Governador 
 
O que Você busca na Ilha do Governador
Você encontra aqui!



Guia-Ilha-do-Governador-publicidade


Caro Insulano
Nesta seção queremos resgatar um pouco a memória da Ilha e, ao mesmo tempo, fornecer ao insulano dados sobre o que significa, ou quem foi, aquele que denomina sua rua. Para tanto pedimos a colaboração daqueles que sabem o significado dos nomes de uma ou mais ruas da ilha que nos envie por e-mail para publicarmos nesta seção de nosso guia.
atenciosamente
guiailhadogovernador.com
Augusto dos Anjos, Rua - Ribeira
Augusto dos Anjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, atualmente  município de Sapé, Estado da Paraíba. Estudou no Liceu Paraibano (João Pessoa), onde viria a ser professor em 1908.
Precoce poeta brasileiro, compôs os primeiros versos aos sete anos de idade. Em 1903, ingressou no curso de Direito na Faculdade de Direito do Recife, bacharelando-se em 1907.
Dedicou-se ao magistério, transferindo-se para o Rio de Janeiro, onde foi professor em vários estabelecimentos de ensino.
Faleceu em 12 de novembro de 1914, às 4 horas da madrugada, aos 30 anos, em Leopoldina, Minas Gerais, onde era diretor de um grupo escolar. A causa de sua morte foi a pneumonia.
Na casa em que residiu durante seus últimos meses de vida funciona hoje o Museu Espaço dos Anjos.
Durante sua vida, publicou vários poemas em periódicos, o primeiro, Saudade, em 1900. Em 1912, publicou seu livro único de poemas, Eu.
É patrono da cadeira número 1 da Academia Paraibana de Letras, que teve como fundador o jurista e ensaísta José Flósculo da Nóbrega e como primeiro ocupante o seu biógrafo Humberto Nóbrega, sendo ocupada, atualmente, por José Neumanne Pinto.
Augusto dos Anjos também é o patrono da Academia Leopoldinense de Letras e Artes
Cabo Branco, Rua - Bancários
Acidente geográfico localizado no litoral paraibano, mais precisamente na cidade de João Pessoa, nele está localizada a Ponta do Seixas que vem a ser o ponto extremo leste, ou oriental, não apenas do Brasil, mas de todo o continente americano. Dos quatro pontos cardeais do Brasil [Norte - Sul - Leste - Oeste] é o único localizado em área urbana.
Cacuia, Estrada da - Cacuia
Nome indígena composto por CAA=morro + CUYA=vaso de beber ou Morro da Cuia.
Fonte: http://portalgeo.rio.rj.gov.br
Marquês de Muritiba, Rua - Cocotá, Cova da Onça
O barão,visconde com grandeza e marquês de MURITIBA foi Manuel Vieira Tosta que nasceu na cidade de Cachoeira,BA em 12 de Julho de 1807 e faleceu no RJ em 22 de Fevereiro de 1896. Era filho de Manuel Vieira Tosta e de Joana Maria da Natividade Tosta. Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de SP em 1831. Foi deputado à Assembléia Geral por sua Província natal na 4ª, 7ª e 8ª legislaturas e nomeado senador em Maio de 1851. Presidiu as províncias de Sergipe em 1844,  Pernambuco em 1848 e do Rio Grande do Sul em 1855. Foi Ministro da pasta da Marinha no 10º Gabinete de 29 de Setembro de 1848; da Justiça no 14º Gabinete de 12 de Dezembro de 1858 e da Guerra no 23º Gabinete de 16 de Julho de 1868.
Max Yantok, Rua - Bancários
Max Yantok é o pseudonimo do jornalista, caricaturista e pintor Nicolau Cesarino, que segundo sua neta, Cláudia Cesarino, nasceu na Itália em 1881, vindo para o Brasil aonde mais tarde adotou o seu pseudonimo. Publicava seus trabalhos em diversas revistas brasileiras do início do século XX, como "O Malho" e "O Tico Tico". Faleceu no Rio de Janeiro em 1964.




Busca Rápida
Insira na caixa abaixo o nome da empresa
ou do profissional/serviço desejado

















   Memória   

Igreja-de-São-Sebastião-Cocotá

Igreja de São Sebastião no Cocotá anos 40.

Veja mais no fotolog do Sr. Jaime Morais.
Clique aqui


  Atenção  

Não efetue nenhum pagamento a vendedor ou representante de nosso site.
Todo e qualquer pagamento deve ser efetuado através da rede bancária, seguindo instruções enviadas por e-mail ou então através das formas de pagamento constantes da página Como Anunciar.